Novo acordo ortográfico
Nas hiperligações, encontram as novas formas de escrita da Língua Portuguesa. Tanto quanto sei, entram em vigor, já em 2011.
Desafio
Natal é em Setembro, é quando o homem quiser
Natal é sempre o fruto que há no ventre da mulher...
Eis alguns versos de uma bela canção interpretada por Paulo de Carvalho.
Aproveitem e comentem, ou enviem mensagens de Natal para os vossos colegas e amigos. Bjinhos
AMIGOS
tornam-se apenas bons amigos no próximo ano,
já não se falam tanto no ano seguinte,
e não têm tempo de se encontrarem.
Então, eu só te queria dizer,
que mesmo que nunca mais nos falemos,
TU és especial para mim e fizeste toda a diferença na minha vida,
Eu preocupo-me contigo, respeito-te, e nunca te esquecerei.
.........................................
TOMEI A LIBERDADE DE PUBLICAR PARTE DO MAIL QUE VOCÊS TÊM FEITO CIRCULAR.
MUITO LINDO! BJINHOS
Muito bom!
Aqui fica um miminho. Bjinhos
O meu computador está meio xone e nao coloca os acentos, portanto nada de copiar este modelo.
Ditados populares
"No dia de S. Martinho vai a adega e prova o vinho".
"No S. Martinho mata o teu porco e prova o teu vinho".
(Recolha feita e enviada pelo pai do Daniel).
Tradukka - tradução em tempo real
Nas hiperligações do nosso blogue (tradução em tempo real), há uma ferramenta de trabalho que vos pode ser útil. Experimentem! bjinhos
O corpo de Matilde Rosa Araújo está desde as 17h30 de hoje em câmara ardente na Sala-Galeria Carlos Paredes da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). O funeral da escritora realiza-se a partir das 15h00 de quarta feira para o Cemitério dos Prazeres, informa a SPA numa nota de pesar pela morte da escritora.
06/07/2010
GIFS DA BAC RECADOS PARA ORKUT
( Clique em continuar ao aparecer a mensagem.
Gifs da Bac é um site seguro e não danificará seu computador! )
Turma J
alegres e muito felizes.
Somos nove rapazolas
e adoramos chutar bolas.
Temos uma Daniela
que adora a sua cadela.
A Bruna, a Clara e a Catarina
juntam-se à estudantina.
Bricámos, corremos, saltámos
e na hora do trabalho
nós nunca desanimámos.
Libertámos a imaginação
escrevendo com um lápis na mão.
Criámos belas histórias
que ficam nas nossas memórias.
Fomos físicos, matemáticos e artistas
e dentro da fantasia, também fomos realistas.
Moldámos o barro, cortámos papeis
e para a pintura, usámos pincéis.
A Professora, foi um Ai-Jesus!
e todos os dias, da escuridão se fazia luz.
E assim terminamos, sem querer despedida
estaremos juntos o resto da vida.
Trabalho colectivo - 4º J
Boas férias
Primeiro, quero dar-vos os parabéns pelas notas nas provas de aferição. Muito boas!
Foi uma verdadeira maratona, mas valeu a pena.
Depois, quero felicitar-vos pela vossa/nossa festa de finalistas. Foi um espectáculo de muita qualidade e vós, mais uma vez, assumistes o vosso papel com um elevado sentido de responsabilidade.
Temos que agradecer aos pais que colaboraram connosco na confecção dos fatos de marinheiro - mãe da Ana Sofia, mãe do Gonçalo, pai do Fábio - (estavam uma delícia), à Prof. Elisa, (confecção dos bonés), à D. Cristina, à D. Madalena, e a todos quantos directa ou indirectamente estiveram connosco.
Não podemos deixar de referir também o apoio dos profs. das AECS, que mesmo remando contra ventos e marés, conseguiram levar a bom porto este projecto.Como estive nos bastidores, não pude tirar fotografias para publicar no blog. Se por acaso tiverem algumas enviem.
Parabéns ainda pelo livro de finalistas.
E agora, resta-me desejar a toda a comunidade educativa umas férias bem descansadas.
Um abraço e até sempre!
PLANETÁRIO
Os alunos adoraram e fizeram um brilharete no que respeita ao conhecimento do Sistema Solar. Ainda se lembram do nome de algumas constelações? Cassiopeia, Ursa Maior, Ursa Menor e...
Orgulhosos pois claro!
Ainda vamos ver o Pedro e o Fábio na selecção nacional!
Sejam bem-vindas!
As vossas críticas ser-nos-ão muito úteis.
Bjinhos
Dia Mundial da Criança - 1 de Junho
Querem conhecer os vossos direitos? Consultem nas hiperligações "Dia Mundial da Criança". Agora não se esqueçam, as crianças também têm deveres.
Bjinhos
Um grupo de amigos alpinistas, que costumava ir muitas vezes para a Serra da Estrela escalar altas montanhas cheias de neve e perigos, resolveu, num fim-de-semana, ir para uma zona mais perto de casa, para passar algumas horas a subir montanhas mais pequenas do que habitualmente.
Por isso, foram até uns montes perto de Braga e começaram aí a subir durante algumas horas.
De repente, numa covinha, encontraram um caranguejo. Ao verem o pobre animal, meteram-no numa saca e resolveram trazê-lo para perto do mar. Este, bem se mexeu dentro da saca querendo libertar-se, porque já estava cheio das ondas e da areia e queria mesmo era outras aventuras, mas o seu destino, foi voltar às suas origens.
Gonçalo
Modelo
Festa de finalistas
A turma J vai precisar de um fato branco de marinheiro e o respectivo boné, o que não está a ser fácil de concretizar. Se algúem puder ajudar, ficamos muito agradecidos.
Se puderem arranjar saias de "carácter" (as meninas que andam no ballet têm e eu já providenciei algumas, mas não chegam) também nos ajuda. Para completar, um pequeno avental, um lenço triangular azul claro ou rosa forte e blusa branca.
Num outro número, os rapazes precisam de calça de ganga, camisa aos quadros e o típico boné (ou boina?) de pescador, mas aí parece-me que não vamos ter dificuldades.
E mais não posso dizer, para não estragar a surpresa.
Obrigada, desde já.
Mª de Jesus
Da Idade da Pedra aos nossos dias
Do Homem das Cavernas aos nossos dias. Será que este foi um percurso inteligente?
Será que é este o caminho?
Para não perder o ritmo
Como é que é possível?
Como fazem os elefantes para se disfarçarem?
Basta pronunciarem o meu nome que logo apareço. Quem sou eu?
Qual a missão de um pára-quedista distraído que salta sobre o mar?
Para descontrair
2-Qual é a coisa qual é ela que é grande antes de ser pequena?
3-Quando eu volto a cabeça, vocês podem entrar; se eu volto outra vez, ficam fechados. Quem sou eu?
Hoje é o dia de todas as MÃES
A turma J dá os PARABÉNS a todas as MÃES do mundo, e deseja-lhes as maiores FELICIDADES!
1º de Maio - Dia do Trabalhador
1º de Maio na cidade do Porto
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores). No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.
Fonte: Internet
As Maias - lenda
A origem da tradição das Maias perde-se no tempo e pode ter várias explicações. Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno do qual havia danças toda a noite do primeiro dia de Maio. Por vezes, podia ser também uma menina de vestido branco coroada com flores, sentada num trono florido e venerada, todo o dia, com danças e cantares. Esta festa, de reminiscências pagãs, foi proibida várias vezes, como aconteceu em Lisboa no ano de 1402, por Carta Régia de 14 de Agosto, onde se determinava aos Juízes e à Câmara "que impusessem as maiores penalidades a quem cantasse Maias ou Janeiras e outras coisas contra a lei de Deus...". Ainda segundo outros, o nome do mês de Maio terá tido origem em Maia, mãe de Mercúrio, e a ele está ligado o costume de enfeitar as janelas com flores amarelas.
Seja como for, todos estes rituais pagãos estavam ligados ao rito da fertilidade para com o novo ciclo da natureza, à celebração da Primavera ou ao início de um novo ano agrícola. Mais tarde, houve necessidade de lhe incutir algum sentido religioso, promovendo a sua ligação à Festa da Santa Cruz ou ao Corpo de Deus. Esse facto pode justificar a lenda do Alto Minho, segundo a qual Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia. Para garantir que conseguiria eliminar o Menino Jesus, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças. Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro "Judas", que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giesta florida na casa onde se encontrava a Sagrada Família, constituindo um sinal para que os soldados a procurassem e consumassem o crime... A proposta do "Judas" foi aceite e Herodes tratou de mandar os seus soldados à procura da tal casa. Qual não foi o espanto dos soldados quando, na manhã seguinte, encontraram todas as casas da aldeia com ramos de giesta florida à porta, gorando-se, assim, a possibilidade do Menino Jesus, ser morto.
Talvez resultado desta lenda, hoje em dia ainda é possível observar em algumas zonas do nosso país, a colocação de ramos de giestas em flor, ou até mesmo coroas feitas de ramos de giestas, conjuntamente com outras flores e enfeites coloridos, nas portas e janelas das casas ou nos automóveis, na noite de 30 de Abril para 1 de Maio. Com o passar dos tempos, este costume também acabou por despertar alguma competição entre vizinhos, onde cada um tentava possuir a coroa mais bonita e elaborada.
Texto retirado da internet
A delegada de turma pergunta:
O que é que é feito para andar e não anda?
O que é que dá muitas volta e não sai do lugar?
O que é que anda com os pés na cabeça?
O meu desejo
Eu já o pedi mais de mil vezes, mas agora estamos em crise, e eu também não sou filha única. Se fosse, certamente os meus pais já mo tinham oferecido.
Agora, estou a juntar dinheiro para um dia poder concretizar este sonho.
Acho que ninguém, mas ninguém, vai conseguir comprá-lo.
Penso que só há uma coisa fazer, ficar feliz por andar uma vez por semana a cavalo.
Fico triste quando me dizem que eu nunca conseguirei ter um cavalo, mas eu acredito que um dia vou conseguir, mais cedo ou mais tarde.
Se eu o comprar um dia, irei dar uma lição aos que me diziam que eu nunca o conseguiria.
Até iria chorar de alegria! Ia montá-lo cinco vezes por semana.
Este sim, era o meu desejo.
Beatriz Beatriz Valente
26/04/2010
Desejos
Ah! mas não se esqueçam que isto também serve para vocês; quando se quer alguma coisa, tem que se treinar muito para a conseguir.
Algumas profissões são muito difíceis de realizar, como por exemplo: futebolista, cantor, modelo, astronauta, piloto de aviões, construtor...
Como ainda falta muito para eu concretizar o meu desejo, entrei para uma escola de futebol em Fão. Cada vez estou a melhorar mais!
Já me imaginaram no clube do Barcelona? Pois é!
Adeus, agora tenho jogo com o Marinhas.
Fábio
Esta é facílima
Dia dos pais
A origem do Dia dos Pais
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.
Em outros países
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.
Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.
Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.
Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.
África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).
Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !
Fonte: Internet
E que tal uma adivinha?
Educação ambiental - porque nunca é demais!
Hoje fomos à Lixoteca, um autocarro pintado e apetrechado para nos fazer pensar, uma vez mais, na defesa e preservação do ambiente.
Lá, assumimos o papel de EcoMosqueteiros, fizemos um juramento e adoptámos um lema.
Ouvimos falar da política dos 5 Rs (a princípio eram só três, vejam lá a inflacção!).
RESPONSABILIZAR (somos todos responsáveis pela preservação do planeta);
RESPEITAR (o ambiente);
A que palavras correspondem os 3 Rs que faltam?
Que juramento fizemos?
Laços familiares
Enigma # 8 Laços familiares ... O cunhado do irmão da tua mãe é o teu: | |
1.
| tio |
Este é de caras!
Os montes de palha ...
Um camponês tem 5 montes de palha num campo e 4 montes de palha noutro campo.
Se os juntar ao pé da sua casa, com quantos montes de palha fica?
Pequenos gestos que salvam uma vida
Vejam nas hiperligações um vídeo lindo sobre a importância do uso do cinto de segurança. São hábitos que devemos adquirir. Bjinhos
"O Horácio"
No dia 17 de Março pelas 13.30h, no recreio da nossa escola, encontrámos o Horácio.
O Horácio é um pequeno insecto preto dourado, com duas asas, seis patas minúsculas e duas antenas.
Vimo-lo na rampa da entrada, a caminhar, denotando algum nervosismo.
A Beatriz Losa pegou num papel para o apanhar. Tarefa extremamente difícil porque ele não queria colaborar. Finalmente, conseguimos trazê-lo par a sala de aula. Cuidadosamente metemo-lo numa caixinha de afia, colocámos bocadinhos de relva para se alimentar e discutimos entre todos a sua custódia. Cada um levaria um dia o Horácio para casa, só que, de repente, o Horácio desapareceu, e à noite, a Daniela encontrou-o na sua mochila. Estava morto, esmagado entre dois livros.
Trouxe-o para a escola e decidimos preparar-lhe o funeral. A Daniela fez o caixão e o jazigo, a Bruna fez de Padre e a Beatriz Nibra fez o seu retrato e escreveu o nome para o identificar.
Qual não foi o nosso espanto, quando no dia seguinte verificámos que o pobre animal tinha sido devorado pelas formigas!
Estão impressionados? Não vale a pena. A isto se chama a cadeia alimentar.
Ah! Esqueceu um pormenor importante. É que no dia em que ele morreu, toda a turma decidiu guardar um minuto de silêncio. Era uma homenagem e um sinal de respeito e tristeza.
Os dias foram passando e no meio da agitação do intervalo, encontrámos o seu primo no parque das brincadeiras, aquele que tem um piso vermelho e fofo para não nos magoarmos. Metemo-lo numa caixinha redonda, colocámos-lhe comida fresca e tenra e preparámo-nos para o adoptar. A Professora apareceu, tirou uma fotografia, mas o finório levantou asas e voou. Nunca mais lhe pusemos a vista em cima.
Se por acaso o encontrarem, digam-lhe para aparecer à porta do 4º J.